LabClínicas

NOTÍCIAS - Escovação natural: veja 3 ingredientes bons para a saúde bucal Entenda melhor como eles agem e se substituem a pasta de dentes - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

Muitas pessoas hoje têm questionado se a pasta de dentes é realmente necessária. No caso das crianças, o flúor presente nas pastas de dentes realmente ajuda a reduzir a quantidade de cáries. O fato é que a limpeza não é feita pela espuma, e sim pela mecânica da escovação. Por isso, recomenda-se colocar a pasta no sentido transversal das cerdas, ao invés de aplicá-la na extensão da escova.

Existem diversos ingredientes naturais que são amplamente defendidos como alternativas à pasta de dentes. Vamos analisar cada um a seguir:

Cúrcuma (açafrão da terra)

A curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. Ela tem efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte. No entanto, o teor de curcumina na cúrcuma não é tão alto.

A maioria dos estudos utiliza extratos de cúrcuma que contém a curcumina, com dosagens que variam entre 400 mg a 1 grama por dia. Seria bastante difícil atingir estes níveis utilizando apenas a especiaria cúrcuma sobre seus alimentos.

Na medicina ayurveda, a curcumina é utilizada como antialérgico, digestivo, inibidora de gases intestinais, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante e ainda no tratamento de patologias respiratórias. Diversos medicamentos utilizados atualmente derivam da medicina ayurveda. A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras doenças.

Apesar da cúrcuma ter suas potencialidades medicinais estudadas, não existem muitas pesquisas no uso da cúrcuma na saúde oral, mas poderíamos deduzir que devido à sua ação anti-inflamatória, ajudaria a amenizar dores de dente e inchaços.

Um estudo da universidade indiana Bharati Vidyapeeth aponta que o uso de cúrcuma como base para um enxaguante bucal é eficiente se aliado a, no mínimo, duas escovações diárias.

A cúrcuma pode ser considerada uma alternativa segura, não tóxica, mas o efeito de clareamento resulta da limpeza e não da alteração da cor do dente.

Óleo de coco

Fazer bochecho com óleo de coco é uma prática milenar na cultura indiana. Se você quiser experimentar, coloque uma colher de sopa de óleo em sua boca e faça bochecho por 15 a 20 minutos.

O efeito do óleo é simples. Quando você agita o óleo na boca, as bactérias ?ficam presas? nele e são expelidas quando você cospe. Esse processo remove uma grande quantidade de bactérias e placas da boca.

Existem diferentes tipos de bactérias na boca. Algumas delas são bem-vindas, outras não. As bactérias na boca criam um "biofilme" sobre os dentes - uma camada fina que fica aderida à superfície. Isto é o que nós conhecemos como "placa". Ter alguma placa sobre os dentes é normal, mas se a higiene for deficiente essa placa cresce e pode causar mau hálito, dentes amarelados, inflamação da gengiva e cáries.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um sal de pH alcalino e é abrasivo. Devido a isso ele remove sujeira e manchas. O bicarbonato funciona como esfoliante, A primeira impressão é que seus dentes estão ?branqueando?, pois o bicarbonato está removendo manchas, mas também está desgastando o esmalte dentário.

Uma boa indicação de uso do bicarbonato é diluído em água morna. Usado na forma em bochechos, ele age como anti-inflamatório, e é indicado para inflamações de gengivas, amígdalas, etc. Quem usa aparelhos fixos também pode fazer bochechos até duas vezes ao dia.

Independente do produto que será usado, o maior benefício da escovação é a retirada da sujeira pelo ato mecânico de passar a escova e o fio dental sobre os dentes.

A perfeita higiene bucal ocorre pela escovação com a técnica correta, muito mais do que pelos ingredientes usados na escova.

Conclusão: é possível manter os dentes limpos usando apenas a escova! Para saber a forma correta de escovação e verificar se sua higiene bucal está eficiente, o melhor é consultar seu dentista.


http://www.minhavida.com.br/saude/materias/32103-escovacao-natural-veja-3-ingredientes-bons-para-a-saude-bucal